Especializada no tratamento do trauma, fobias, ansiedade e depressão.
EMDR
O EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento dos Olhos), é uma abordagem bastante completa, que trabalha com o reprocessamento de memórias traumáticas.
Muitas vezes uma situação pode ser vivida de forma traumática, seja ela uma situação de violência física ou psicológica; ou uma questão familiar. O que foi traumático para uma pessoa pode não ser para outra, e isso não envolve nenhum julgamento ou juízo de valor. Tudo depende das experiências vividas previamente, ao momento do trauma. Por isso, no EMDR buscamos as memórias traumáticas associadas à queixa do paciente e reprocessamos, para que fiquem no passado, libertando o paciente dos disparadores que ativam novamente as memórias e com isso o ciclo da queixa se repita.
Trauma
O trauma psicológico é uma resposta emocional a um evento que deixou feridas na memória de uma pessoa.
Os sintomas do trauma incluem, excitação exagerada, o paciente fica em estado de alerta constante, explosões de raiva, dificuldade para dormir e para se concentrar. Crenças e emoções negativas - por exemplo, dificuldade de confiar nos outros e manter relacionamentos próximos; perda de interesse em atividades; sentimento de culpa e vergonha.
O trauma pode evoluis para o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) que é um transtorno incapacitante que se desenvolve após a exposição a um evento traumático. É caracterizada por pensamentos intrusivos, pesadelos e flashbacks; esquiva de lembranças do trauma; cognições negativas e mau humor; hipervigilância e distúrbios do sono.
​
Fobia
Fobia é um termo médico que significa medo. É normal sentir medo de coisas perigosas. A maioria das pessoas tem medo de coisas, como ficar próxima à beirada de um precipício ou chegar perto de um cachorro bravo.
Quando o medo é exagerado, pode evoluir para uma fobia, gerando no indivíduo uma sensação de terror, pânico, ansiedade e perturbação.
Com a abordagem EMDR tratamos cada fobia separadamente usando um plano de tratamento que envolve reprocessar as memórias traumáticas associadas a fobia.
Luto
O luto é um processo normal na vida das pessoas. A saudade e a tristeza são reações normais quando se perde um ente querido, quando termina um relacionamento ou quando se perde o emprego por exemplo.
No entanto é preciso ter atenção caso o luto envolva crenças negativas que não tenham relação a perda em si, mas em processos emocionais que o paciente não consegue lidar.
O processo normal do luto vai existir em toda perda, mas é possível passar pela perda de forma mais saudável, e esse caminho é possível com ajuda terapêutica se esse for o seu caso.
.
.
.
.